2014
ABUNDÂNCIA
CRIAÇÃO INTEGRAL – EM TURNÊ / ON TOUR
“ABUNDÂNCIA” – em turnê > on tour
Conceito Geral : Flávia Tápias / Espetáculo fragmentado em 4 partes
Coproduction : Collectif Essonne Danse – Dança em Trânsito
Avec le soutien de Micadanses-Paris, de la Mairie de Paris, du Centre des Récollets et de l’Institut Français. La compagnie bénéficie du soutien de la Spedidam pour la diffusion en France et au Brésil.
Parte 1 – ” TOO MUCH”
Com a temática ABUNDÂNCIA desenvolvida por Flávia Tápias, os coreógrafos convidados pelo Grupo Tápias, Virginia García & Damián Muñoz se inspiraram nos 7 pecados capitais para a construção de TOO MUCH.
“Tengo que admitir que aunque no puedan conversar, el piojo y el mendigo se comprenden. Mejor miro para otro lado mientras la conciencia aplasta con su culo mi propia alma.Sigo excusándome: Estaba deprimida, así que tuve que robar un pájaro!”.
Coreografia: La Intrusa – Virginia García & Damián Muñoz / Interpretes: Flávia Tápias e Antônio Rodrigues / Produção: CDPD-RJ / Desenho de Luz: Kevin Briard / Fotografia: Renato Mangolin / Video: Cavi Borges/Cavídeo / Figurino e Cenário: Virginia Garcia/ Co- Producion: Correios em Movimento.
Parte 2 – “QUE DIA É HOJE?”
O tema a ser abordado nessa parte do trabalho é o “Novo desejo”. Já vai longe o tempo em que homens e mulheres desempenhavam papéis amorosos e pessoais definidos e bem marcados.
Para a abordagem dessa temática, um dos textos que fez parte do processo de trabalho do Grupo Tápias como laboratório, pesquisa e construção é o texto de Luís Fernando Veríssimo EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA.
Coreografia: Flávia Tápias em colaboração com Alexandre Bado / Intérpreters: Flávia Tápias e Gaetán Jamard / Música: Isidoro Kutno / Desenho de Luz: Kevin Briard / Administração: Thomas Degas / Co- Produção: Rencontre Essone Danse / Apoio: Centre Recollet Paris, Instituto Francês e Marie de Paris.
Parte 3 – “Multidão”/ Uma releitura do trabalho SUDESTE.
Trabalha a ideia de multidão, de grande número de indivíduos atuando ao mesmo tempo, e coloca em cena um “apossar-se” do outro, como se esse tempo fosse também o seu tempo. Conteúdos pessoais ganham dimensões onde tudo pode ser remexido e transformado.
Coreografia: Flavia Tápias / Interpretes : Flavia Tápias, Marie Teffaine Urvoy, Gaétan Jamard, Antonio Rodrigues / Colaboração Artística: Giselle Tápias / Música: Gabriel Fon / Iluminação: Kévin Briard / Administração : Thomas Degas/ Produção : Grupo Tápias (France) e CDPD-RJ / Coproduction : Collectif Essonne Danse – Dança em Trânsito
Avec le soutien de Micadanses-Paris, de la Mairie de Paris, du Centre des Récollets et de l’Institut Français. La compagnie bénéficie du soutien de la Spedidam pour la diffusion en France et au Brésil.
Parte 4 – Criação 2014 – “Corpo Estrangeiro”>Videodança
A quarta parte aborda o desejo de dialogar com as novas mídias, e partindo do olhar estrangeiro desta bailarina: um corpo impregnado da sensações de não pertencimento a um lugar, a um povo, mas cada vez mais possível através das facilidades de comunicação, deslocamentos e aparatos tecnológicos. Interessam-nos o questionamento acerca da influência das redes de comunicação nas experiências e as transformações espaço/temporais trazidas pelas novas tecnologias. Ou, ainda, a necessidade cada vez mais latente de necessitarmos de uma mediação para tocar a realidade.
Video: Luciana Ponso em parceria com Mauro Kury e Joana Zein / Coreografia e Interpretação: Flávia Tápias/ Administração: Thomas Degas/ Produção: Grupo Tápias (France) e CDPD-RJ / Coproduction : Collectif Essonne Danse –
Dança em Trânsito
Avec le soutien de Micadanses-Paris, de la Mairie de Paris, du Centre des Récollets et de l’Institut Français. La compagnie bénéficie du soutien de la Spedidam pour la diffusion en France et au Brésil.