Sob a direção de Giselle e Flávia, o Espaço Tápias inaugura nova sede no Rio de Janeiro, com sala de espetáculos que acolhe espetáculos e diversas atividades, por meio de curadoria artística que visa a fortalecer, divulgar e gerar intercâmbio de culturas.

 

Giselle Tápias

Coreógrafa de renome nacional e internacional, desde 1994 é diretora e coreógrafa residente do Grupo Tápias – Companhia de Dança. O Grupo Tápias já se apresentou em quase todo o território nacional, além de países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Itália, República Tcheca, Cuba e Argentina.

É fundadora do CDPDRJ – Centro de Documentação e Pesquisa em Dança do Rio de Janeiro, que desenvolve diversas atividades relacionadas à dança durante o ano todo, além de idealizar, produzir e realizar vários outros projetos. O CDPDRJ idealizou e mantém o projeto de capacitação sociocultural Engenho das Artes.

Como diretora de produção, diretora artística e curadora, Giselle Tápias realiza o Festival Tápias, desde 1988; o festival Dança em Trânsito, desde 2002; e a mostra Correios em Movimento, no Centro Cultural Correios, desde 2003. O festival Dança em Trânsito completa 20 anos em 2022.  

Coordenadora  “Do Ano do Brasil na França, a Dança Brasileira tem o Patrocínio dos Correios”, que aconteceu durante o ano de 2005, na França.

Em 2006 dirigiu o projeto Copa da Cultura, dentro do qual realizou em Düsseldorf/Alemanha, de 16 a 19 de agosto, a mostra Brasil = Diversidade + Identidade.

Em 2007 a convite da diretorai do Centro Cultural Banco do Brasil, foi curadora do projeto 4 Movimentos, que teve edições no Rio de Janeiro e em Brasília. A mostra foi patrocinada pelo Banco do Brasil.

Foi diretora artística do Espaço Café Cultural, com o patrocínio da Petrobrás, de 2004 a 2008.

Entre 2004 e 2008 integrou o Conselho Consultivo do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, a convite do Secretário Municipal de Cultura, Sr. Ricardo Macieira, e da diretora do Centro Coreográfico, Regina Miranda. 

Como programadora internacional, participou dos seguintes festivais: Festival Arte y Cultura, em Buenos Aires/Argentina; Curtain Up, em Tel-Aviv/Israel; Festival do Século XXI/Danza Valencia, em Valência/Espanha; Dance in Vancouver, Vancouver/Canadá; Rencontres Choregraphiques Internationales de Seine-Saint-Denis, em Paris/França; International Dance Fair NRW, em Essen e Düsseldorf/Alemanha; Congresso Internacional da Rede Ciudades que Danzan e Festival Havana Vieja, em Havana/Cuba; Itálica Festival Internacional de Dança,em Sevilla/Espanha; Dies de Danza, em Barcelona/Espanha; Danse à Lille/Les Repérages, Lille e Robaix/França; Soirée Anniversaire – Danse à Lille/França; Carte Blanche/Thomás Lebrun, em Roubaix/França; Interplay, em Torino/Itália; eAerowaves/Dinamarca.

Em 2003, convidada pelo diretor Juan Eduardo Lopez, passou a integrar a network internacional “Ciudades que Danzan”, que integra atualmente 37 cidades no mundo.

Em 2006, a convite da direção do Danse à Lille/Les Repérages, passou a integrar a rede internacional de programadores de jovens coreógrafos que se apresentam em Lille e Roubaix, na França, durante o mês de março de cada ano. O objetivo principal é reunir as criações coreográficas de autores dos 17 países integrantes da rede e possibilitar a esses artistas a difusão dos seus trabalhos em uma turnê.

Em 2010, colaborou na curadoria de dança do Centro Cultural Waly Salomão, na comunidade de Vigário Geral. O CCWS é a sede do importante e fundamental projeto social AfroReggae. 

Passou os anos de 2010, 2011 e 2012 entre o Brasil, a Itália e a França, atendendo a convites de festivais, artistas e mostras de dança contemporânea e colaborando com os espetáculos do Grupo Tápias, nas apresentações na Europa.

Desde 2015 faz parte da network internacional Aerowaves. 

Como Diretora Artística e/ou Coreógrafa, realizou diversos eventos, como Engie Inovation, Moda em Moviemento, Prêmio Brasil Olímpico, Skol Summer On, Arte no ZOO - Natal e Carnaval, Prêmio Inovese Rock in Rio - NDO/Palco, dentre tantos outros.


 

Flávia Tápias

Coreógrafa, intérprete, diretora de movimento e professora de dança contemporânea graduada pela Faculdade Angel Vianna no Brasil, Flávia Tápias é integrante do Grupo Tápias desde 1998, no qual atua até hoje. Assumiu a direção juntamente com a coreógrafa Giselle Tápias e criou o Grupo Tápias/França que conta com artistas nacionais e internacionais. 

É diretora artística e curadora do Festival Tápias e  dos festivais internacionais de dança contemporânea Dança em Trânsito e Correios em Movimento, realizados no Brasil e na França.

Atua como professora de Técnica de Dança Contemporânea e Composição Coreográfica em diversos festivais e mostras internacionais. Nos últimos anos tem apresentado seus trabalhos como coreógrafa em diversos festivais internacionais em Portugal, França, Itália, Bélgica, República Tcheca, EUA e Coreia do Sul, entre outros.

Foi diretora artística do Espaço Café Cultural, com o patrocínio da Petrobrás, de 2004 a 2008.

Desde 2015 faz parte da network internacional Aerowaves com o Dança em Trânsito.  

Atuou como diretora de movimento e coreógrafa em diversos eventos corporativos, tais como Rio Innovation Week 2022; Rock in Rio - 2019; Vet in RIO - 2019;Moda em Movimento – 2018;, Verão no Rio ZOO - 2018; Prêmio Brasil Olímpico – 2017;, Engie Innovation Week - 2018; e Skol Summer ON - 2016, dentre muitos outros.