AULAS DE MANUTENÇÃO PARA PROFISSIONAIS

Aulas presenciais.

Aulas abertas e gratuitas para aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional.

Vagas limitadas - Lotação sujeita à capacidade da sala.
Entrada por ordem de chegada.

 

Sextas-feiras

13h às 14h30

 

6 e 13 de maio

Oficina de dança contemporânea com Carlos Laerte

 

Investigação corpórea

A oficina irá promover, em dois encontros, uma conversa-corpo a partir de estados vulneráveis, fomentando a construção de um corpo pensante, criativo e inteligente. 

A potência do erro; a capacidade de reação, abrindo mão do movimento assertivo para o real; a questão do corpo presente; e a busca por entender o máximo de resistência com o mínimo de energia. Essas serão algumas das dinâmicas provocadas nas aulas.

A oficina contará também com transmissão virtual, que promoverá uma nova camada para discussão.

 

20 de maio

Dança e Criação com Esther Weitzman

 

Dança e Criação - Habitar a sua própria Dança

Público alvo: Criadores, bailarinos, atores, estudantes de artes, músicos e interessados em dança em geral.
Idade mínima:
18 anos

Através de exercícios físicos ativados pelos sentidos, aqueceremos o corpo para expandir e ampliar as possibilidades expressivas de cada indivíduo.

Este trabalho de dança está conectado com o entendimento do espaço interno e externo de cada corpo pensante que participará da oficina. A qualidade e a pesquisa do movimento será estimulada a fim de se construir discursos expressivos pertinentes aos elementos escolhidos por cada participante do grupo. O objetivo da oficina é proporcionar um vasto material de informações que potencialize um caminho embrionário de composição. Estimular escolhas e autonomia.

Esther Weitzman é especialista em Arte e Filosofia(PUC/RJ, 2006), formada em dança pela Escola Angel Vianna.

Coreógrafa, professora, bailarina e diretora de movimento de inúmeras peças teatrais; integra o corpo docente do Curso de Dança da Faculdade Angel Vianna(RJ). Leciona dança contemporânea na PUC dentro do departamento de Educação Física desde o ano 2000.

Seu eixo de trabalho é a criação coreográfica, pedagogia da dança, formação de atores, bailarinos e coreógrafos.

Esther Weitzman criou a sua Companhia de Dança em 1999, firmando-se como coreógrafa no cenário da dança brasileira com vários prêmios e indicações recebidas. Fundou, em 1992, O famoso Studio Casa de Pedra-Centro de Educação e Arte do Movimento, sede da sua Companhia. Seu último espetáculo de 2019 foi indicado como um dos melhores do ano pelo jornal O Globo e indicado na Categoria Especial pelo prêmio Cesgranrio de Dança.

Nos últimos vinte anos Weitzman tem sido convidada para ministrar oficinas práticas e teóricas de dança contemporânea e composição coreográfica nas diversas cidades e capitais brasileiras, assim como residências artísticas. Foi coreógrafa das óperas encenadas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, assinadas por Roberto Renault (Fidélio) e O Trovador (Bia Lessa). Em janeiro de 2020 foi convidada para coreografar a ópera Aída no Theatro Municipal de São Paulo com direção de Bia Lessa.

 

27 de maio

Com Camila Fersi

 

Jogos e Improvisações

Danças, jogos e improvisações são as propostas deste curso. Através de exercícios de atenção e presença trabalharemos um corpo dilatado e sensível para experimentar princípios da dança, estar em jogo e utilizar a memória corporal e sua atualização para improvisações individuais e em grupo.

Camila Fersi é bailarina, pesquisadora e professora de Dança. Desenvolve pesquisas e projetos em sintonia com a cena expandida, com a elasticidade das linguagens e com a autonomia dos sujeitos da dança. Atualmente, cursa o doutorado na UERJ, pesquisando dramaturgias do corpo; lidera o campo aberto - encontro de improvisação e composição em modo remoto e trabalho no solo Coisa em processo de criação.

 

3 de junho

Com Márcio Cunha

 

Corpo Identidade

Vamos embarcar em estratégias de estudo do corpo através das danças populares e da capoeira na busca de um corpo brincante.

Mobilizaremos afetos por meio da musicalidade, estimulando improvisações direcionadas que abram caminhos de aproximação com a identidade de movimento do participante tendo em vista seu território e suas memórias.

O que nos diferencia?

O que nos aproxima?

Márcio Cunha tem 42 anos, é formado em dança, é coreógrafo, performer e artista plástico. Filho de Mestres de capoeira, é pesquisador das danças populares brasileiras e das artes cênicas.

 

10 e 17 de junho

Com Dilo Paulo

 

Oficina Afro Contemporânea

Técnicas dentro das danças populares e no universo da dança afro e da dança contemporânea

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: A partir de sequências coreográficas iremos trabalhar dinâmica, resistência, coordenação motora alinhado a vivências e as técnicas dentro das danças populares e no universo da dança Afro e da dança contemporânea. Com objetivo de potencializar a singularidade de cada corpo ampliando as possibilidades de movimento.

 
 

24 de junho

Com Gleidson Vigne

 

Contemporâneo Consciente

Esta aula tem como prioridade aprimorar a consciência e expandir o cabedal de informações sobre técnicas, dinâmicas, energia e qualidades de movimentação.

Fazer com que o aluno passe a ser consciente de todo o processo que envolve mover-sentir-pensar. Independente da ordem escolhida ou caminho decidido todo este processo deverá ser consciente e buscar cada vez mais a plenitude de ter tudo ligado e conectado para que no final possa se soltar e apenas se entregar a arte de dançar.

Gleidson Vigne é Diretor e Coreógrafo da NIMO Cia de Dança.

Atuou como intérprete-bailarino nas mais distintas e respeitadas cias de dança contemporânea tais como Carlota Portella, Quasar Cia de Dança, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Balé da Cidade de São Paulo. Prêmio Mambembe de Bailarino Revelação.

Coreógrafo convidado para o Balé da Cidade de São Paulo, Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, Divinadança.

Atualmente reside na Alemanha, e trabalha como solista na StadtTheater Giessen.

 

1 e 8 de Julho

Com Flávia Tápias

 

Método Tápias

Desenvolvido através da experiência nas aulas de ballet clássico frequentadas desde a primeira infância, com professores nacionais e internacionais, com bagagens e experiências diversas, que levaram Giselle Tápias a se apaixonar pelo ensinamento e formação em dança, e a criar seu próprio método.

Desenvolvido por Giselle Tápias há 40 anos, o Método Tápias de Ensino da Dança propõe e orienta, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de técnicas para realizar os movimentos com segurança, em termos de integridade física, e também com beleza estética. Assim, promove a dança de corpo e de alma, sem movimentos mecanizados, e sim percebidos em sua profundidade.

A partir de sequências criadas com 6 a 10 movimentos estruturais, que são propostos e trabalhados nas aulas, o método vai se desenvolvendo gradativamente, de acordo com as possibilidades de cada corpo, ou de cada turma. Essas sequências são repensadas e/ou modificadas ao longo do tempo de trabalho.

 

5 de Agosto

Jeremy Kouyoumdjian e Mathilde Lin

 

Floorwork - baseado no repertório do Grupo Tápias

Aula em parceria com o Dança em Trânsito

Baseando-se em sequências do Espetáculo “Café não é só uma xícara” do qual ambos fazem parte como intérpretes-criadores com o Grupo Tápias, os professores trabalharão elementos de floorwork (técnica de chão) para estudo em uma prática compartilhada.

 

16 de Setembro

Érica Belo

 

Jazz Lyrical

Aula de Jazz Lyrical com influências contemporâneas, focando no aprimoramento técnico, na fluidez das movimentações, trabalhando as diferentes nuances de acentuações com uma consistência corporal que permita o profissional entender e dominar seu corpo, unindo isso tudo ao artístico que o bom sentimento da modalidade jazz nos traz.

 

23 de setembro

Ana Formiguieri

 

Manutenção profissional para Mestre-sala e Porta-bandeira

A aula para mestre sala e porta bandeira no espaço Tápias tem o intuito de motivar e instigar os nobres casais a estarem sempre em movimento e buscando aprimorar seus próprios corpos e olhares para engrandecer ainda mais a dança que já é patrimônio imaterial da nossa cidade.

 

30 de setembro

Flávia Tápias

 

Método Tápias

Desenvolvido através da experiência nas aulas de ballet clássico frequentadas desde a primeira infância, com professores nacionais e internacionais, com bagagens e experiências diversas, que levaram Giselle Tápias a se apaixonar pelo ensinamento e formação em dança, e a criar seu próprio método.

Desenvolvido por Giselle Tápias há 40 anos, o Método Tápias de Ensino da Dança propõe e orienta, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de técnicas para realizar os movimentos com segurança, em termos de integridade física, e também com beleza estética. Assim, promove a dança de corpo e de alma, sem movimentos mecanizados, e sim percebidos em sua profundidade.

A partir de sequências criadas com 6 a 10 movimentos estruturais, que são propostos e trabalhados nas aulas, o método vai se desenvolvendo gradativamente, de acordo com as possibilidades de cada corpo, ou de cada turma. Essas sequências são repensadas e/ou modificadas ao longo do tempo de trabalho.

 
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