Ativo 2.png
 

O RETORNO DO FESTIVAL TÁPIAS

Em 2019, não diferente das edições anteriores, o Festival de dança do Rio – TÁPIAS contará com a participação de nomes ilustres, a serem selecionados no primeiro trimestre de 2019, que se unem a outros tantos desconhecidos para realizar a programação arrojada e inovadora que o festival propõe em seu retorno.

Serão oferecidos prêmios, sempre como incentivo ao artista e suas novas produções, não somente em espécie, mas também como pauta em outros festivais, e a possibilidade de participar da programação do Dança em Trânsito - um festival internacional de dança para além dos teatros: Uma ocupação da Arte em Espaço Urbanos, que será realizado em 9 cidades do Brasil e em uma internacional.

Por fim, reconhecendo a arte como forma genuína de expressão e superação do homem, o festival marca sua contemporaneidade e o seu vínculo à realidade social.


HISTÓRICO

O Festival Tápias foi um dos maiores festivais do gênero da nossa cidade, integrando o calendário de eventos culturais do Rio de Janeiro. Há 10 anos interrompido, o festival volta como Festival de dança do Rio – TÁPIAS, desta vez, como uma das veias do Dança em Trânsito, evento anual, também idealizado e realizado pelo Espaço Tápias. Um festival humano que fomenta a dança, soma, promove intercâmbio e movimenta a cidade do Rio de Janeiro. 

Promovido pelo Espaço Tápias durante 22 anos, o festival iniciou sua trajetória em 1987, quando a cidade ainda se mostrava carente de iniciativas que fomentassem a dança e garantissem visibilidade a novos talentos.

Mostra destinada ao exercício da criatividade e da utilização do espaço cênico, o festival sempre incentivou a inovação e a correlação entre diferentes modalidades artísticas, lançando no circuito nacional e internacional inúmeros coreógrafos e companhias de dança. Em 2004, o festival abrangeu outras modalidades além da dança: Vídeos de Dança, Esquetes de Teatro, Música e Circo. Com isso, ao agregar intérpretes e criadores de diversas tendências artísticas, garantiu rica interação entre os segmentos.

O Festival de dança do Rio – TÁPIAS promove a troca de experiências entre profissionais e amadores, não somente do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil. Reafirma talentos já conhecidos e revela outros inéditos, dando novas perspectivas àqueles que idealizam a carreira artística. As fronteiras ampliam-se com as participações de artistas estrangeiros convidados, que além de participarem dos segmentos, integram o júri e conferem cursos apresentando-nos uma parcela do que se dança atualmente para além de nosso território.