CAPACITAÇÃO

Capacitação para jovens em diversas funções relacionadas às Artes Cênicas

O Espaço Tápias vai oferecer oficinas gratuitas, com 10 vagas cada, para jovens interessados em se capacitar numa dessas quatro áreas: Iluminação, Fotografia Cênica, Assessoria de Imprensa e Elaboração de Projetos Culturais Incentivados.

Além de aprenderem uma atividade técnica e essencial na área de produção cultural, alguns dos participantes podem ser convidados para estagiar, com remuneração, nas diversas atividades artísticas que serão realizadas na Sala Maria Thereza Tápias, ao longo de 2022.


Sábado e Domingo (17 e 18 de junho)

17/06 - Das 14h30 às 18h30

18/06 - Das 9h às 11h30 e das 13h30 às 18h

Com Louis Radavelli

No Espaço Tápias, Metrô Jardim Oceânico.

 

OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA

Apenas Luz - é uma atividade formativa que traz como objetivo oportunizar a inicialização de novos olhares na área cultural, através de informação, estudo e conhecimento técnico sobre pontos básicos da iluminação cênica.

Muito mais do que uma atividade de formação e iniciação, o projeto é um encontro de observação que estimula os participantes a desenvolverem a percepção poética visual, relacionada à luz e à cena, provocando a consciência sobre este que é um dos elementos fundamentais na construção de atravessamentos entre o artista e o público.

Desde sua primeira edição, em 2018, o projeto contemplou profissionais da dança, teatro, cinema, produção, arquitetura e fotografia, abrangendo mais de 25 municípios brasileiros e Portugal.

As atividades serão ministradas pelo produtor cultural, iluminador e fotógrafo @‌radavelli_louis, de Santa Catarina, que traz na bagagem mais de 20 anos de experiência nos bastidores das artes cênicas.

contato@espacotapias.com.br

(21) 97279-9684


Sexta, Sábado e Domingo (24, 25 e 26 de junho)

De 13h às 17h na sala de espetáculos

Com Paulo Cesar Medeiros

No Espaço Tápias, Metrô Jardim Oceânico.

Gratuito. 10 vagas.

 

OFICINA DE INTRODUÇÃO À ILUMINAÇÃO CÊNICA

Conteúdo dos encontros:

Introdução aos conhecimentos fundamentais de Iluminação:

• Refletores
• Mesas de Comando
• Características da luz cênica (ângulos, intensidade, cor, temperatura de cor, posição, foco, etc)
• Registro de projeto de luz
• Etapas do processo de criação

_

Paulo Cesar Medeiros é iluminador carioca com 36 anos de carreira, 101 indicações para Prêmios de Teatro e 21 prêmios recebidos. Entre eles, 5 Prêmios Shell, 3 APTRs, Bibi Ferreira, Aplauso, 2 CEBETIJ, Zilka Salaberry, Reverência, Sated, Femsa, 2 Prêmios Coca Cola de Teatro Infanto Juvenil, entre outros.

Trabalhou ao lado de diretores como Bibi Ferreira, Marília Pera, Sérgio Britto, Ítalo Rossi, Miguel Falabella, Charles Moeller e Cláudio Botelho, Gilberto Gawronski, Flávio Marinho, Marco Nanini, Hector Babenco, Amir Haddad, Fauzi Arap, Aderbal Freire Filho, Domingos de Oliveira, José Possi Neto, João Falcão, Rodrigo Portela, Ivan Sugahara e muitos outros.

Esteve ao lado de coreógrafos como Luiz Arrieta, Dani Lima, Márcia Háiddé, Dalal Aschcar, Renato Vieira, Márcia Rubim, André Mesquita, Ana Vitória, entre outros.

Com algo em torno de 1200 projetos de luz realizados, é sócio fundador da empresa de luz Art Light e criador, junto de Cristina Braga e Ricardo Medeiros da Festa das Luzes da Mata Atlântica.

Escreveu o livro “A Dramaturgia da Luz” com fotos de seu trabalho e uma pesquisa sobre a história da Iluminação. Atualmente, é professor da Escola Sesc de Arte Dramática

 

Veja como foi:

 
 
fundo4.png